Chás e Camélias

Um dia cinzento e chuvoso, também em Sintra. Mas as camélias plantadas este ano com o apoio da Associção dos Amigos de Monserrate (AAM) lá estavam para quem as quisesse ver. E algumas já com flores, camélias raras, híbridas e com perfume escolhidas pela sua originalidade e raras em Sintra.

O Tiago (11 anos) apanhou do chão uma quantidade de flores das cameleiras antigas e decorou uma das mesas da sala das colunas onde tivemos um workshop sobre chás.

A Laeticia, grande apaixonada de plantas e especialista em misturar ervas e raízes e fazer com eles chás deliciosos, ensinou-nos tudo: 

. Quais são as ervas calmantes (desde a valeríamos até .....

. Quais as tonificantes 

. E quais as drenantes 

Aprendemos como misturá-las  de acordo com o tipo, o sabor e, sobretudo, a imaginação de cada um.

E fizemos os nossos chás. 

A logistica era excelente. Cada um  de nós tinha uma taça para ir pondo as ervas que escolhia. Posta a mistura num saquinho, e água a ferver em cima, tínhamos o "nosso" chá pronto para degustar. Experimentámos várias misturas e no fim cada um trouxe para casa um saquinho com um chá único, feito pelas suas próprias mãos. Quando quisermos mais, podemos contactar a Laeticia por Mail e receber o chá pelo correio.

www.mycha.org

micha.pt@gmail.com

916556278

Agradeço à AAM ter organizado mais esta actividade que divertiu miúdos e graúdos e nos trouxe bons ensinamentos sobre como viver melhor com plantas naturais.

Margarida Almada Cardoso