Associação dos Amigos de Monserrate no encontro da FAMP - Federação de Amigos dos Museus de Portugal

A Associação dos Amigos de Monserrate esteve presente no encontro da FAMP - Federação de Amigos dos Museus de Portugal, que teve lugar no Grémio Literário, em Lisboa, no passado dia 15 de Novembro. Este encontro analisou o contributo das associações de amigos dos museus para a dinamização cultural, tendo contado, entre outros, com a presença da Elsa Amatriain, presidente da Federação de Amigos dos Museus de Espanha, que manifestou a vontade de conhecer o Palácio de Monserrate, tendo sido formalmente convidada pela AAM a fazê-lo proximamente.

Na mesma ocaisão, procedeu-se à entrega do prémio Prof. Reynaldo dos Santos 2014 à Exposição "Cister no Douro" do Museu do Lamego, tendo o júri entendido premiar nela a "originalidade, o arrojo e a qualidade". Recorde-se que este galardão distingue a melhor exposição temporária realizada em museus portugueses com o apoio de um Grupo de Amigos.

O encontro foi encerrado pelo Secretário de Estado da Cultura, Nuno Vassallo e Silva, até há pouco Director-Geral do Património Cultural e um dos mais reputados nomes na área da Museologia em Portugal, que na sua alocução elogiou a dedicação e importância das associações de amigos na defesa e valorização do património cultural português.